PC ~ On

Montagem e Suporte de Computador

Manutenção de Sistema e Aplicativos

 

Dicas de manutenção preventiva:

 

1 - Em primeiro lugar vamos trabalhar manualmente. Um processo bem simples, mas que pode gerar bons resultados. Você devera procurar em todo o Windows, arquivos e programas inúteis. 

 

Para observar os programas instalados no pc, você deve acessar no "Painel de controle", o ícone Adicionar ou Remover Programas. Para procurar os arquivos não mais usados, como textos, fotos e vídeos, acesse o Windows Explorer. É bem provável que apos a desinstalação de um programa, a pasta do mesmo permaneça no disco, caso isso ocorra ela se encontrará na pasta Arquivos e Programas.

 

2 - Depois de deletar tudo manualmente, você deve usar o Windows Live On Care. Ele é uma ferramenta on line da Microsoft e se encontra no seguinte site:

 

Link de acesso do Windows Live On Care: http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm

 

Na pagina que se abrir, clique no botão: "Verificação Completa". Ele vai pedir para você instalar alguns controles ActiveX. Instale os controles e espere a ferramenta analisar todo o sistema, e ao final, corrija os problemas que forem encontrados. É importante que não se faça nada enquanto a ferramenta é executada, nem navegar na internet, e nem utilizar o pc. Ele pode levar algumas horas para fazer a verificação. É preciso ter paciência.

 

3 - Depois disso, faça a tradicional Limpeza de disco, e ainda nesta, clique na guia "Mais opções", e na opção "Restauração do sistema", a ultima das três opções disponíveis, clique em "Limpar". Assim todos os pontos de restauração, é certo o mais recente, serão removidos.

 

4 - Na seqüência use o CCleaner. Com ele você deve eliminar os arquivos inúteis do pc na opção "Limpeza" , e corrigir os erros do registro na opção "Erros".

 

Link para download do CCleaner: http://www.ccleaner.com/

 

5 - Reinicie o Pc.

 

6 - Depois do pc reiniciado, atualize todos os seus programas, incluindo o Windows e Office, assim como seu Antivirus e AntiSpyware.  

(Caso possua um Antivirus que proteja contra spywares, mantenha a proteção em tempo - real de seu Antispyware desligada.). 

7 - Antes de executar as ferramentas de segurança, vamos fazer uma verificação manual de arquivos maliciosos:

 

a - Primeiro vamos analisar o Hosts: Vá em "Meu Computador" - "Disco Local" - "Windows" - "System32" - "Drivers" - "Etc" - Hosts. Clique nesse arquivo, você poderá abri - lo com o bloco de notas. O arquivo Hosts contém algumas linhas que começam com o caractere # e uma ou mais linhas com números e palavras. O arquivo Hosts , deve conter apenas uma linha:

 

127.0.0.1 localhost

 

Ou seja deve estar igual a esta figura:

 

 

Se hoverem mais linhas que não se encaixam nas descrições, é recomendável apagá-las.

 

b - Depois você deve ir em "Executar", e digitar "msconfig", sem as aspas. Verifique os programas que iniciam junto com o Windows. Caso haja algum desconhecido, você deve digitar o nome dele em "Pesquisar", e verificar se ele tem relação com algum programa do pc, e caso não haja essa relação, você deve desativá-lo e reiniciar o pc para ver como o mesmo reage sem o programa, caso esteja tudo normal, então ele deve permanecer desativado.

 

Dica: Você pode aproveitar também a checagem de tais programas, para desativar aqueles que não possuem necessidade de iniciar com o Windows, podendo assim ganhar, mais velocidade ao navegar pelo sistema.

 

c - Clique control+alt+del. Verifique os processos em execução na guia "Processos", e faça o mesmo que você fez no passo b: pesquise suas relações com os programas do pc, e desative - os se necessário.

 

d - Você também deve abrir o IE, clicar na guia "Ferramentas", e depois em "Opções da Internet". Clique na guia "Programas", e em seguida na opção "Gerenciador de Complementos". Observe quais complementos estão rodando juntos ao IE, e caso haja algum estranho, desative - o, e experimente navegar um pouco, caso não haja nenhuma alteração, ele devera permanecer desativado.

 

8 - Agora sim, vamos usar as ferramentas de segurança:

 

a - Faça uma verificação completa com o AntiVirus e o AntiSpyware, um de cada vez, nunca os dois ao mesmo tempo. Caso seja encontrada alguma coisa, remova - a, ou se achar mais prudente, coloque -a na quarentena.

 

b - Instale o Panda Anti- Rootkit:

 

Link de Download para o Panda Anti- Rootkit: http://baixaki.ig.com.br/download/Panda-Anti-Rootkit.htm

 

Execute - o, e caso ele encontre algo, remova.

 

Obs: A Grisoft também possui uma ferramenta gratuita para a remoção de rootkits,o AVG Anti-Rootkit: 

Link de Download para a AVG Anti- Rootkit:  http://www.free.grisoft.com/doc/avg-anti-r...e/lng/us/tpl/v5

 

Obs: Você pode executar essas ferramentas em "Modo de Segurança" se quiser. Para isso, quando o computador estiver ligando, aperte a tecla F8 repetidas vezes. Na tela que aparecer selecione "Modo Seguro", e execute as ferramentas, e ao final reinicie o computador normalmente.

 

9 - Por ultimo, passe o ScanDisk. Para isso vá em "Meu Computador", clique com o botão direito em cima do "Disco Rígido" e selecione ?Propriedades?, na janela que aparecer, clique na guia "Ferramentas", e na opção "Verificação de Erros", clique no botão "Verificar agora". Na janela que aparecer clique nas duas opções disponíveis, e depois clique em "Iniciar". Na janela que aparecer, clique ?Sim?, e reinicie o computador. O Scan Disk será executado e ao final, o computador será automaticamente reiniciado.

 

Pronto! Seu computador deverá estar limpo após esses procedimentos.

 

Obs: Não é necessário usar o "Desfragmentador de Disco", já que o mesmo é executado pelo Windows Live On Care.

 

Você também pode usar o MVRegClean, para incrementar a limpeza de registro. Mas as vezes ele remove entradas validas. Use por sua conta e risco, mas eu não recomendo.

 

Link para download do MVRegClean: http://www.velasco.com.br/

 

Importante! Esses procedimentos foram testados com êxito no Windows XP Home Edition.

 

próxima página